20/07/2017 08:57

CAIXA ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO E VAI FECHAR 131 UNIDADES

undefined

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (17/07) aos empregados, o Conselho Diretor da Caixa Econômica Federal informou que a empresa vai passar por um novo processo de reestruturação. Ao todo, 131 unidades internas e administrativas em todo o Brasil serão fechadas. O banco vai passar de 424 departamentos para 293.

De acordo com a carta, sete vice-presidências serão atingidas.  São elas: Vilop (Logística), Vigov (Governo), Vihab (Habitação), Vifug (Fundos de Governo), Vific (Finanças e Controladoria), Vipes (Gestão de Pessoas) e a Vitec (Tecnologia da Informação).

Para atender a essa nova realidade e manter a qualidade do atendimento e serviços, o Conselho Diretor afirma que os processos vão ser, em sua maioria, unificados e padronizados. As chamadas Centralizadoras serão ampliadas e vão absorver as demandas das unidades que serão fechadas.

A previsão é de que o processo de reestruturação seja finalizado em março de 2018.

 

PERDA DE FUNÇÃO

Com o fechamento das unidades, várias funções também serão extintas. O Conselho Diretor da estatal não apresentou números, mas especula-se que cerca de 500 bancários vão perder suas gratificações.

Na tentativa de amenizar o trauma na vida dos empregados, a cúpula da Caixa vai conceder 2 meses adicionais de asseguramento, incorporação de função para quem atende aos requisitos, manutenção de bolsa de graduação, pós-graduação e idiomas. Além disso, os bancários atingidos poderão fazer PSI (Processo de Seleção Interno) para qualquer vice-presidência sem nenhum tipo de trava e terão prioridade na realocação no mesmo município.

A Caixa disponibilizou ainda, um Comitê Nacional de Realocação para auxiliar os trabalhadores na busca por uma nova lotação dentro da empresa.
Esse é mais um duro golpe contra o banco e seus empregados. Na última sexta (14), a direção da Caixa reabriu o PDVE (Programa de Demissão Voluntário Extraordinário). A meta é desligar 5 mil empregados.

 

FECHAMENTO DE AGÊNCIAS

Em agosto, o alvo será as agências. A expectativa é de que 100 a 120 unidades em todo o país sejam fechadas até o primeiro semestre de 2018. Dentre diversos critérios, a direção da Caixa estabeleceu o financeiro como o mais importante. Por isso, o fechamento das agências deve seguir a seguinte ordem: primeiro, as aquelas que dão prejuízo. Segundo, as que não dão lucro (empatam). Por fim, as que dão resultado abaixo do esperado.

Ao todo, a Caixa tem 4,2 mil agências e postos de atendimento espalhados por todo o Brasil.

A Direção Executiva da Contec repudia a iniciativa da empresa e cobrará explicações no sentido de reverter todo esse movimento que precariza as relações de trabalho e desvaloriza o banco.

Fonte: Diretoria Executiva da CONTEC

Compartilhe