25/11/2022 13:19

Café com Propósito SR Sul / APCEF-GO

undefined

A SR Sul promoveu mais um encontro no Bistrô da APCEF/GO o “Café com Propósito”. Na abertura dos trabalhos, a APCEF/GO, representada pelo Dir. Presidente João Fortunato, apresentou o projeto EU FAÇO CULTURA que trata de uma iniciativa inovadora que tem como objetivo democratizar e impulsionar o mercado cultural. “Além de valorizar os artistas locais e amparar o pequeno e médio produtor cultural, o projeto tem uma missão de responsabilidade social de formar plateias com a população mais afastada do consumo cultural.”

CARD_NOTICIA_600x400.jpg

 O Superintendente Marciano  de Freitas Matos há 16 anos participa do evento EU faço Cultura. Pode acompanhar shows de José Ramalho, Lô Borges, além de brindes.

Basta acessar o mundo Caixa, entrar no formulário e fazer a adesão com o valor mínimo de contribuição é de R$100 reais e até 6%.

Acesse: https://www.eufacocultura.com.br/

Em seguida foi apresentado o palestrante Raphael Alvarilhão com a abordagem "Venha  Aprimorar seu Autoconhecimento e suas Habilidades na vida Profissional e Pessoal".

Raphael.png

Raphael abordou acerca da importância do Autoconhecimento para o Desenvolvimento Profissional dos gestores CEF, a partir do Método DISC, único com base cientifica acadêmica fundamentada, criado na Universidade de Harvard pelo psicólogo William  Moulton Marston.

 

Ele comentou que existem outras metodologias, mas não com tamanha assertividade no mercado como o DISC, tais como Eneagrama (subjetivo), Você S/A do Ned Hearman, dentre outras as quais não aprofundam os indicadores e fazem correlações acerca de estudo estatístico no Brasil como a da Sólides as quais possui a chancela da USP, UFMG, Finep e Funsoft sendo um Assessment relevante, e principalmente usado pelos Entes públicos, geralmente obtido através das licitações devido as suas comprovações e chancelas no Brasil.

Outras técnicas e métodos de Mapeamento do Perfil Comportamental existem, contudo não aprofundam tanto, como se fosse somente a Ponta de um Iceberg.

 

raphael 2.png

Assessment

 

Os 4 perfis comportamentais:

Executor (Dominante), Comunicador (Influenciador), Planejador (Estável) e Analista (Conforme)

Soft Skills X Hard Skills
 

Hard Skill são competências técnicas e as Soft Skills as comportamentais

O CHA do Recursos Humanos

Conhecimento – determina a experiência obtida ao longo da jordana d ser humano, casamento do Hard e Soft

Habilidades - mais Hard que Soft geralmente por ser utilizado de maneira mais instrumental

Atitudesdeterminadas pelas Soft Skills o que determina em sua maioria os processos de ignição e proatividade do ser humano | 100% Soft Skills

“Se vocês pensarem, mais de 80% das pessoas que detém SUCESSO têm com elas palavras-chaves que conduzem em 1º instancia a Atitude. E por isso, hoje se valoriza em boa parte mais as Soft Skills que as Hard Skills”. Raphael Alvarilhão

 Não é à toa que “Contrata-se por competência técnica (currículo) e geralmente demite-se por Comportamento.” Raphael Alvarilhão

Os Comunicadores (perfil) são os maiores propagadores das Ideias.

 

Eles ajudam tanto para disseminar para o bem como também para o mal.

 

Pesquisas mostram que no Brasil 60% têm 2 perfis prevalentes, sendo 30% com 1 perfil determinante e prevalente e menos de 10% com 3 perfis possíveis, sendo que este 3º é uma espécie de coringa.

 

Características Comunicador

Gosta de falar, de sonhar e valoriza muito a autonomia. Ele geralmente gosta de status.

Quando ele se vê num momento que está sendo muito bombardeado ele costuma ser muito vitimista.

  

Livro indicado: As 48 leis do Poder

 

Raphael citou a Lei do bobo da corte. E contextualizou que o bobo da corte é uma das pessoas com maior influência dentro da monarquia.

 

De todos os 4 perfis, o Comunicador é o que tem mais dificuldade de seguir regras e horários.

  

Executor

Importante para ele: Fazer rápido, assumir riscos, enfrentar desafios e ser competitivo.

Valoriza geralmente a Independência, Perseverança, Liderança, Resultados atingidos.

Busca resultados através de domínio e poder.

Planejador

É muito leal, estável, consciente, paciência e processos.

 

Sua ênfase está em cooperar com o outro.

Importante para ele: Fazer junto, Manter prioridades, Rotinas, Ser reconhecido por tempo de casa

Valoriza: Lealdade, Qualidade no enfoque do processo como um todo, Estabilidade, Ritmo consciente, Paciência, Processos

 

Raphael, citou uma frase clássica do Planejador:

"Amigo fiel, irmão camarada". Roberto Carlos, cantor

 

Analista

Fazer junto, manter prioridade (pra ele), porque é muito individualista. Ser reconhecido por tempo de casa.

Importante para ele: Fazer junto, Manter prioridades, Rotinas, Ser reconhecido por tempo de casa

Valoriza: Lealdade mas de forma distinta do Planejador, Qualidade sendo um especialista, Estabilidade, Ritmo consciente, Paciência, Processos

 

Dos 4 perfis geralmente, o Analista geralmente é o mais Melancólico. Busca resultados através da persistência, continuidade e organização.

 

Ele é muito individualista e de todos os perfis é o que tem maior capacidade de observação e o de Analisar detalhes que os demais perfis geralmente não observam.

Tal como o Dominante, o perfil Analista são os mais resilientes, pois além de Julgadores são movidos por excessiva Energia na conduta dos seus resultados.

 O Comunicador de todos é o que têm a Energia do Perfil menor quando olhamos o fato de não conseguir se manter por muito tempo conectado em suas tarefas. O recomendado por Raphael foi de fragmentar em diversos períodos, principalmente aquelas com maior pressão de resultados.
 

Raphael já trabalhou muito com o Método DISC em equipes de Poker em campeonatos, por exemplo já que os competidores precisam se utilizar de habilidades e atitudes para flertar e sinalizar jogadas que são contrárias muitas vezes ao seu Perfil natural, ou seja, isto geralmente drena muita energia emocional destes, e alguns saem exauridos de torneios muito relevantes devido a esse desgaste.


Convite à Formação SELF DISC para com estes, e outros Associados APCEF passado as festas de fim de ano e às Férias de início do ano
Self Disc.png

Raphael comentou acerca dos benefícios que em 1 dia esta formação que ele já ministra há anos possibilita aos participantes na qual dias antes é disparado um link para realizar o mapeamento DISC junto a Plataforma Perito DISC homologada junto a Sólides.

E no dia da formação e capacitação, aqueles Associados APCEF/GO terão R$ 120,00 de desconto para participar da mesma na data agendada sendo realizado no Bistrô Cultural, inclusive.

Esta capacitação será um divisor de aguas para os participantes, pois com seu Relatório DISC completo e com o aprendizado a ser realizado, estes poderão aumentar seus resultados via Sift Skills em diversas áreas da vida pessoal (consigo mesmo), familiar, espiritual e profissional.

 

Em 28/Janeiro de 2023 vai promover esse evento na APCEF-GO.

 

Raphael comentou outro livro, o Ócio Criativo e neste momento citou que “são nos momentos do Ócio produzimos mais e somos inclusive mais criativos. Revelamos de forma descontraída nosso perfil natural inclusive, contudo no momento que negamos esse ócio (Negócio) é que somos chamados a trabalhar nossas Soft Skills de maneira que o verdadeiro Autoconhecimento, e suas principais competências mapeadas e verificadas naquele período, te permitem sustentar respostas melhores frente aos resultados esperados.”

 Por fim, Raphael Alvarilhão fechou com a celebre frase de Simon Sinek

"Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios"

Self Disc 2.png

O Superintendente Marciano disse que fez uma prova interna na CEF. E em 2001, Marciano ficou em 6° lugar no Ranking geral das SRs, tendo mais de 100 pessoas concorrendo, para compor um banco de uma função gratificada, mas reprovou na Análise DISC por não se encaixar no período para a Oportunidade. E a partir disso ele começou a trabalhar essas características comportamentais que lhe faltavam.

As Soft Skills exigidas pela Caixa estão no MN RH 071.
Marciano disse que vai emitir um certificado de participação para todos os participantes desse evento de hoje.

Agradeceu a parceria e o patrocínio da APCEF-GO e do Fortunato.

Marciano reforçou acerca da Black Friday de hoje com as principais campanhas divulgada, por e-mail.
Fortunato disse que quem se associar a APCEF/GO no dia de hoje terá ISENÇÃO da primeira mensalidade.

 

APCEFGO
 

 

Compartilhe