19/08/2020 13:31

CAMPANHA SALARIAL 2020: FENABAN APRESENTA PROPOSTA PARA PLR

undefined

 A Comissão de Negociação da CONTEC realizou, nesta terça-feira, 18, via remota/virtual, a sétima reunião com a Comissão de Negociação da FENABAN, para continuar os debates das reivindicações dos bancários, visando a manutenção dos direitos convencionados e acrescentar outros benefícios à Convenção Coletiva de Trabalho, para melhorar a qualidade de vida dos bancários e o bom atendimento da sociedade brasileira.
O presidente da Federação dos Bancários nos Estados de Goiás e Tocantins, Sergio Luiz da Costa, o presidente do SEEB-Jataí, Ademar Martins e o presidente do Sindicato dos Bancários no Estado do Tocantins, Crispim Batista, participaram da reunião que teve como assuntos debatidos os seguintes pontos:
    Auxílio Graduação, Pós-Graduação, Especializações e Certificações, havendo a Fenaban registrado que se trata de cláusula de formação e afirmado que valorização está na oportunidade dada aos bancários para usarem os seus conhecimentos.
    Gratificação semestral, tendo a Fenaban negado o pedido e manifestado a pretensão de extinguir o direito para os bancários que vem recebendo.
    Adicional de Fronteira, que foi negado pela Fenaban, ao argumento de que a dificuldade de acesso à saúde ocorre em todo o país. Após exaustivo debate, restou ajustado a realização de reunião exclusiva para o tema saúde.
    Isenção de tarifas e cobrança de juros menores, havendo a Fenaban registrado que entende que os juros cobrados sobre o consignado já atendem, destacando os elevados encargos tributários dos bancos e propôs apresentação para debate de redução tributária. A CONTEC ponderou que as operações com os empregados não representam riscos para os bancos, pelo que os encargos podem ser reduzidos. Após debates e considerando que o tema consta da cláusula de Comissões Paritárias, a Fenaban ficou de preparar apresentação sobre proposta de viabilização da redução de tributos, com vistas à possibilitar a redução de encargos em operações com os empregados.
    Incorporação de função. Fenaban nega, ao argumento de que o pedido geraria injustiça com os colegas que estivessem realizando o mesmo trabalho e recebendo salário inferior. A CONTEC argumentou que é justo que o trabalhador também tenha segurança financeira e que outrora a matéria já foi sumulada pelo C. TST.
PLR
Fenaban destacou os resultados do setor em 2019, para apresentar a seguinte propostaCLIQUE AQUI e veja proposta

    Em razão da pandemia, os bancos decidiram pela adoção do extremo conservadorismo, fazendo expressivas provisões, o que impactou contabilmente os balanços dos bancos, possibilitando ganhos tributários e servindo de alegações para buscar justificar o rebaixamento dos benefícios dos bancários. Por óbvio que os bancos podem e devem melhorar a proposta apresentada, até porque estamos falando de participação em lucros e resultados, que já restarão afetados pelo excesso de provisões feitas.
A próxima reunião restou agendada para realizar-sena próxima quinta-feira (20), a partir das 16 horas.


Fonte: Sindicato dos Bancários Estado de Goiás

Compartilhe