03/05/2016 13:34

Está aberta a temporada de doações para o MCPC

undefined

MCPC.jpg

Está aberta a nova temporada de doações para o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa. Empregados ativos e aposentados podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e incentivar projetos de democratização da cultura no país. 

"

A oportunidade de destinar até 6% do Imposto de Renda devido começou nesta segunda-feira, 2 de maio. Recursos arrecadados serão investidos na execução do Eu Faço Cultura

Foi lançada nesta segunda-feira (2) a edição 2016 do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC). Empregados ativos e aposentados da Caixa Econômica Federal já podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa, criada em 2006 pela Fenae e realizada em parceria com as Apcefs, busca incentivar e possibilitar a democratização da cultura no país. O prazo de adesão termina no dia 20 de dezembro.

É com a arrecadação do MCPC que é realizado o Eu Faço Cultura (EFC), o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do IRPF. Também podem participar os funcionários da Fenae, Apcefs, Caixa Seguros, PAR Corretora e Funcef, desde que tenham cadastro ativo na plataforma Mundo Caixa. Para aderir basta acessar o site www.mundocaixa.com.br/mcpc, clicar em “Faça sua adesão” e seguir as instruções.

“Estamos completando 10 anos de Movimento Cultura do Pessoal da Caixa. É importante frisar para os colegas do banco o conceito de que não custa nada aderir, pois o dinheiro sai do IR devido. Como eles terão de maio a dezembro para fazer a destinação, nossa expectativa é de arrecadarmos ainda mais neste ano. Durante todo o período, faremos várias ações nas unidades da Caixa e nas redes sociais”, diz o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro.

Eu Faço Cultura

Segundo Moacir Carneiro, será mantido o modelo atual do Eu Faço Cultura, que se baseia na distribuição de benefícios como ingressos e produtos para populações de baixa renda, alunos de escolas públicas, ONGs e microempreendedores individuais, por exemplo. O resgate também pode ser feito pelos empregados do banco que aderiram ao MCPC no ano anterior. Até março, já haviam sido retirados mais de 5.300 ingressos para espetáculos, shows e cinema. No total, mais de 116 mil foram atendidas, direta ou indiretamente.

“Levantamento do Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, mais da metade dos brasileiros não pratica qualquer atividade cultural. Por isso, reforço a importância dos colegas da Caixa aderirem ao MCPC. Queremos espalhar cultura por todo o país, com a ajuda de centenas de parceiros, como ONGs e escolas”, afirma Moacir.

MCPC e EFC

Desde 2006, o MCPC já engajou mais de 30 mil empregados da Caixa. Possibilitou que o Eu Faço Cultura passasse por mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Mais de R$ 30 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nos últimos oito anos, as doações cresceram 366%.

Acesse www.mundocaixa.com.br/mcpc e faça sua adesão!"

Fonte: FENAE

Compartilhe