01/09/2016 08:23

FENABAN mantém contraproposta e CEBNN/CONTEC recomenda greve geral

undefined

A tentativa da  Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC de uma contraproposta melhorada por parte da Fenaban foi frustada. Os bancos mantiveram a contraproposta apresentada na segunda-feira (29/8) de reajuste salarial de 6,5%, abono de R$ 3.000,00 e PLR nos moldes da última Convenção Coletiva assinada.

“Não podemos aceitar um índice que sequer repõe a inflação do período. Os bancários contribuem muito para os lucros dos bancos, não podem descartar nosso trabalho com uma oferta tão baixa", avaliou o presidente da CONTEC e coordenador da CEBNN, Lourenço Prado.

Durante todo o dia de ontem, a CEBNN/CONTEC tentou a construção de uma nova contraproposta por parte da entidade patronal. O que não foi possível.

A FENABAN manteve as discussões apenas em cima dos temas: parcelamento das férias; Fracionamento de férias; Licença paternidade; Igualdade de oportunidades e Programa de retorno ao trabalho.

1- Licença paternidade - Em março do ano deste ano, foi publicada a LEI que ampliou o direito, que entrara em vigor a partir de 01/01/2017, vinculando a: 

- A opção da empresa pelo Programa Empresa Cidadã;

- Requerimento do empregado interessado;

- Participação do Programa  de Paternidade Responsável; e

- Previsão orçamentária pela União, com dotação para INSS.

Como a situação é nova, a proposta é tratar nos moldes que são adotados na Licença Maternidade. 

A FENABAN informou que vai oferecer  uma redação para o tema.

2 - Fracionamento de Férias:

Cláusula nova FENABAN – A pedido do empregado e com a concordância do empregador, as férias poderão ser fracionadas, em até três períodos, sendo que nenhum deles poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.

3 - Programa de Retorno ao Trabalho: PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL -  O assunto deverá ser tratado na mesa  temática de Saúde, para aprofundar o debate.

4 - Igualdade e Oportunidade - A cláusula 48 da CCT, que trata do tema já prevê a criação de uma comissão bipartite, que desenvolverá propostas de orientação a empregados e gestores, visando corrigir eventuais distorções, que levem a atos e posturas discriminatórias.

Fenaban afirmou concordar com a implementação da Comissão Bipartite.

5 - Parcelamento da Devolução do Adiantamento de Férias  (Contec)  e o  Fracionamento de Férias -  os temas continuarão a ser debatidos.

Ao final da reunião, a comissão CONTEC se colocou a disposição da FENABAN para continuar o diálogo, na busca da construção de nova proposta, tendo em vista que ela ficou muito aquém das expectativas da categoria.

Orientações CEBNN / CONTEC

A CEBNN/CONTEC orienta às entidades sindicais, para a convocação das Assembléias da categoria para deliberar a possibilidade de greve, caso os bancos não apresentem nova proposta.

Para tanto, é fundamental que as entidades publiquem o edital de ASSEMBLEIA GERAL para esta quinta-feira (01/09) para avaliar a contraproposta FENABAN e deliberar sobre a GREVE GERAL a partir das 00h do dia 6 de setembro.

A CEBNN/CONTEC ressalta que cada sindicato deve observar as regras estabelecidas em seu estatuto, para que não haja questionamento sobre a legalidade das ações da categoria. 
 

A greve geral dos bancários não é um desejo da categoria. No entanto, com a manutenção da contraproposta patronal e a inflexibilidade dos bancos em melhorá-la não restou outro caminho aos bancários senão uma pressão necessária como a paralisação dos serviços bancários.

FONTE: Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC

Compartilhe