Regulamento Geral do XVIIº - Campeonato de Futebol Soçayte Master/2019
REGULAMENTO
XVIIIº CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAYTE DA CATEGORIA MÁSTER
CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS
ART. 1º - APCEF/GO – ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA DE GOIÁS, promoverá o VIIIº CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAYTE DA CATEGORIA MÁSTER/2019, visando incentivar a prática e o intercâmbio social da comunidade APCEF/GO.
CAPÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO
ART. 2º - A organização, direção execução deste evento ficará a cargo da Diretoria de Esportes da APCEF/GO, com o apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF).CAPÍTULO III – DA PROGRAMAÇÃO
ART. 3º - Contará com a seguinte programação:
- Inscrições das Equipes: até o dia 16/02/2019 (SÁBADO);
- Relação dos Atletas: até o dia 21/02/2019 (quinta-feira)
- Congresso Técnico: dia 13/02/2019 (quarta-feira), às 19:00hs na Sede Social da APCEF/GO
- Início do Campeonato: dia 24/02/2019 (Domingo) – SEDE CAMPESTRE.
ART. 4º - Os jogos serão realizados tanto na Sede Social quanto na Sede Campestre da APCEF/GO, conforme tabela a ser divulgada pela Diretoria de Esportes da APCEF/GO.
ART. 5º - Caberá à Diretoria de Esportes fazer alterações de datas, período (matutino, vespertino e noturno) ou horários das rodadas marcadas, caso seja necessário, sem a necessidade de consulta prévia às equipes envolvidas.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Em hipótese alguma, sob qualquer justificativa, será acatado recursos de não comparecimento de equipe, por força de mudança de datas, períodos ou horários.
PARÁGRAFO SEGUNDO – Os pedidos de alteração de datas e horários das partidas poderão ser acatados pela Diretoria de Esportes da APCEF/GO, desde que devidamente justificados com antecedência de 10 dias da data de realização da partida em questão.
PARÁGRAFO TERCEIRO - Para toda partida adiada, será definida uma nova data pela Diretoria de Esportes.
CAPÍTULO IV – DAS INSCRIÇÕES
ART 6º - As inscrições obedecerão aos seguintes critérios:
a) Cada equipe poderá inscrever no mínimo 12 (doze) no máximo 20 atletas. Poderá participar do campeonato todos associados e funcionários da APCEF/GO, nascidos até 31 de dezembro 1969 (50 anos em 2019), as equipes também poderão inscrever até 03 (três) atletas associados nascidos entre 31 de dezembro 1974 a 01 e Janeiro de 1970 (45 a 49 - Anos).
b) Cada equipe poderá inscrever até 03 (três) atletas com menos de um ano de associado, na faixa de 45 acima.
c) Cada equipe poderá ter até 02 atletas nascidos entre entre 1975 e 1976, desde que tenham pelo ao menos 02 anos de associação initerruptos.
d) As exceções atribuídas pelas faixas etárias (Menos de 50 anos em 2019), não são cumulativas, o somatório delas não poderá ultrapassar 03 atletas no total, observado os aspectos inerentes a cada faixa etária.
e) O goleiro será livre, não havendo restrição quanto a idade para participação no referido campeonato.f) – Os atletas poderão ser inscritos até o início da Oitava Rodada. O atleta que atuar por uma equipe não poderá se transferir para outra em hipótese alguma;
g) – A inclusão e/ou exclusão poderá ser feita antes de cada partida;
h) – O atleta excluído não poderá ser novamente inscrito pela equipe que o excluiu.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Somente poderão participar da partida os atletas que constarem da súmula do jogo, por estarem regularizados junto à Secretaria da APCEF/GO.
PARÁGRAFO SEGUNDO - O atleta inscrito e irregular junto á APCEF/GO, poderá participar do jogo somente após a comprovação da sua regularidade junto à Secretaria da APCEF/GO, quando, então, poderá ter seu nome incluído na súmula.
PARÁGRAFO TERCEIRO – No caso de um mesmo atleta estar inscrito por mais de uma equipe, valerá a inscrição pela equipe na qual o referido atleta jogar a sua primeira partida.CAPÍTULO V – DO SISTEMA DE DISPUTA
ART. 7º 1ªFASE - CLASSIFICATÓRIA:
Na primeira fase, as 07 (SETE) equipes inscritas no campeonato jogaram entre si, em turno e returno, ao término da fase, os dois primeiros colocados, farão a final da taça de ouro, o terceiro e quarto colocados, farão a final da taça de prata, o quinto e sexto colocados, farão a final da taça de bronze, todas as taças em jogo único e sem nenhuma vantagem para as equipes
FASE – FINAL
TAÇA DE BRONZE: Dia 15/06/2019 – 9:10 hs.
TAÇA DE PRATA: Dia 16/06/2019 – 8:40 hs. -
TAÇA DE OURO: Dia 16/06/2019 – 10:00 hs.
a) No caso de empate ao final do tempo regulamentar da partida, serão cobradas 05 (cinco) penalidades por atletas de cada equipe;
c) Caso persista-se o empate, serão cobradas quantas penalidades forem necessárias para definição da partida, alternadamente, por atletas diferentes dos que cobraram as penalidades iniciais, de cada equipe.
ART. 9º - Serão observados os seguintes critérios de desempate para a 1ª fase do campeonato:
PARÁGRAFO PRIMEIRO –Entre 02 (Duas) Equipes:
a) Confronto direto; (caso haja uma vitória e uma derrota, será considerado o saldo de gols destas partidas, para fins de desempate)
b) Maior número de vitórias;
c) Saldo de gols;
d) Menor nº de derrotas;
e) Maior nº de gols marcados;
f) Menor número de gols sofridos;
g) Maior nº de empates;
h) Menor número de cartões vermelhos;
i) Menor número de cartões amarelos;
j) Sorteio.
PARÁGRAFO SEGUNDO – Entre 03 (Três) ou mais equipes:
a) Serão observados os mesmos critérios, desprezando-se o 1º (primeiro) critério previsto no parágrafo anterior.
CAPÍTULO VI – DA DISCIPLINA
ART. 10º - Os participantes (atletas e dirigentes) deverão respeitar os princípios disciplinares impostos pelo presente regulamento geral e pelo estatuto da APCEF/GO, sendo punidos aqueles que cometerem qualquer infração disciplinar.
ART. 11º - As infrações abaixo descritas terão as seguintes punições:
a) – Agressão física ou moral a qualquer autoridade (Diretores, Mesários, Supervisores, Juiz) registrada em súmula ou pela supervisão técnica da competição:
Punição: MORAL = Conforme definido em julgamento pela Comissão Disciplinar do campeonato;
FÍSICA = Conforme definido em julgamento pela Comissão Disciplinar do campeonato.
b) – Agressão física ou moral a atletas adversários, a atletas da mesma equipe ou ao público presente, registrada em sumula ou pela supervisão técnica:
Punição: Moral = Conforme definido em julgamento pela Comissão Disciplinar do campeonato;
Física = Conforme definido em julgamento pela Comissão Disciplinar do campeonato.
c) – Abandono de campo pelo atleta sem prévia comunicação ao árbitro e/ou delegado da partida;
Punição: Suspensão automática por 01 (Uma) partida.
d) – Conduta antidesportiva ou grosseira (árbitros, mesários));
Punição: Conforme definido em julgamento pela Comissão Disciplinar do campeonato.
PARÁGRAFO ÚNICO: Será excluída do campeonato a Equipe, Atleta, técnico e/ou Dirigente reincidente no Capítulo VI, ART. 11º, Alíneas “A e B” .
ART. 12º - Serão utilizados pelos árbitros, para punição de atletas infratores às regras do jogo, os seguintes cartões:
Amarelo: Advertência com exclusão do atleta por 03 (três) minutos;
Vermelho: Expulsão da partida em caráter definitivo.
ART. 13º - Um atleta não poderá acumular 02 (Dois) cartões, qualquer que seja, em uma mesma partida.
PARÁGRAFO ÚNICO: O atleta expulso não poderá permanecer no banco de reservas.
ART. 14º - O atleta expulso da partida cumprirá obrigatoriamente suspensão automática de 01 (Uma) partida, e dependendo da gravidade do seu ato poderá ser penalizado pela Comissão Disciplinar do campeonato.
PARÁGRAFO ÚNICO: A Comissão Disciplinar do campeonato será formada pelo Diretor de Esportes da APCEF/GO e mais 03 (três) representantes de equipes participantes do campeonato, que estejam sendo julgadas ou tenham interesse no resultado do julgamento, a serem convocados pelo Diretor de Esportes da APCEF/GO.
ART. 15º - Não será permitido qualquer acordo entre as equipes que afronte este regulamento.
ART. 16° - O atleta expulso na última rodada de qualquer fase deverá cumprir a suspensão automática na primeira partida da fase subseqüente.
CAPÍTULO VII – DA REGULAMENTAÇÃO
ART. 17º - Toda equipe deverá jogar com uniforme completo, ou seja, calções, camisas e meiões iguais.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Todas as camisetas deverão ter manga, além de numeração bem visível.
PARÁGRAFO SEGUNDO - Em caso de coincidência de cores, a equipe da direita da tabela deverá trocar o uniforme.
ART. 18º - Será terminantemente proibido jogar descalço ou o uso de chuteiras de cravo ou travas, não sendo permitido sequer o uso daquelas chuteiras com cravos gastos.
ART. 19º - O número de substituições é ilimitado.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - O atleta substituto (entra) deverá comunicar ao mesário o nº da camisa do atleta que irá substituir e o atleta substituído (sai) deverá sair junto à mesa (linha central do campo). O atleta substituto (entra) deverá aguardar a total saída do atleta substituído (sai) do campo.
PARÁGRAFO SEGUNDO - O atleta substituto (entra) que cometer irregularidade no ato da substituição será penalizado com cartão amarelo.
ART. 20º - Cada equipe regularmente terá 8 (oito) jogadores de linha mais 1 (um) goleiro, totalizando-se um máximo de 9 (nove) jogadores em campo.
PARÁGRAFO ÚNICO: No banco de reservas de cada equipe, somente poderão permanecer os atletas devidamente inscritos e uniformizados, mais 1 (um) orientador técnico relacionado e identificado antes do início da partida na súmula.
ART. 21º - As equipes ganharão condições de jogo a partir do momento em que tiverem o número mínimo de 6 (seis) atletas em campo, sendo 01 (um) goleiro e 05 (cinco) atletas de linha.
PARÁGRAFO ÚNICO: O número mínimo de atletas a que se refere o artigo anterior, também se aplicará na continuidade da partida por parte, das equipes, em caso de afastamento de atletas pelo cartão vermelho ou abandono de campo por algum atleta, sem prévia comunicação ao árbitro. A exceção ao presente parágrafo é para os casos de punição com cartão amarelo, quando as equipes poderão permanecer com atletas abaixo do número mínimo de 06 (seis) atletas.
ART. 22° - No início do jogo todos os atletas deverão se identificar junto ao mesário da partida para terem assim, condições de jogo.
ART. 23° - A tolerância de atraso será de 20 minutos para todas as partidas e valerá apenas para o primeiro jogo de cada turno (matutino, vespertino ou noturno) das rodadas.
PARÁGRAFO ÚNICO: A conferência oficial do horário dos jogos será pelo sistema 130 “HORA CERTA” da Brasil Telecom.
ART. 24º - A equipe que perder por WO, será eliminada do campeonato, todos os resultados da equipe eliminada passarão a ser derrota por 1 a 0, modificando-se, inclusive, a contagem de gols para fins de artilharia e goleiro menos vazado.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Os jogos ainda não disputados pela equipe eliminada ficarão com o resultado de 1 a 0 em seu desfavor.
ART. 25º - Se durante uma partida o número dos jogadores de uma equipe for inferior a 6 (seis), a equipe infratora perderá o jogo pelo placar de 1 x 0, caso não tenha terminado o primeiro tempo da partida.
PARÁGRAFO ÚNICO: Se a equipe não infratora estiver com vantagem no placar no momento do encerramento da partida de que se trata o Art. 25º, o placar será mantido, porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1 X 0.
ART. 26º - Todas as partidas terão a duração de dois tempos iguais de 30(trinta) minutos corridos, com intervalo de 10 (dez) minutos entre os mesmos.
ART. 27º - Após a 06ª (sexta) falta coletiva da equipe em cada tempo de jogo, todas as outras infrações serão cobradas em tiro livre direto sem barreira, da marca de 12 (doze) metros de distância da linha do gol, com largura de 2 (dois) metros. Serão permitidas as cobranças somente pelo atleta que sofreu a falta. Caso o referido atleta não tenha a mínima condição de cobrar a falta, por impossibilidade de continuar no jogo (contusão grave), a cobrança deverá ser feita pelo seu substituto.
PARÁGRAFO ÚNICO: As faltas cometidas no 1º (primeiro) tempo de jogo serão zeradas para o 2º (segundo) tempo.
ART. 28º - Para cada partida serão atribuídas as seguintes pontuações:
- 3 (três) pontos por vitória;
- 1 (um) ponto por empate;
- 0 (zero) ponto por derrota;
ART. 29º - Caberá recurso sempre que uma equipe e/ou atleta excluído do campeonato se sinta injustiçada com o decisão da Diretoria de Esportes da APCEF/GO. O recurso deverá ser entregue à diretoria de esportes, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a realização da partida.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - O Diretor de Esportes convocará a Comissão Disciplinar do campeonato para proceder ao julgamento do recurso, sendo que a decisão será acatada pela Diretoria de Esportes.
PARÁGRAFO SEGUNDO - Os representantes sorteados deverão comparecer obrigatoriamente na data do julgamento. Caso não possa comparecer, deverá nomear um substituto entre os demais representantes da equipe para substituí-lo.
PARÁGRAFO TERCEIRO - A decisão da Comissão Disciplinar não poderá ser contestada por nenhuma das equipes, visto que a mesma será definitiva.
CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO
ART. 30º - Será conferida a seguinte premiação:
A –Campeões (Taças de Ouro, Prata e Bronze) --------------------- Troféu / Medalhas / 1 caixa de cerveja;
B -Vice-Campeões (Taças de Ouro, Prata e Bronze)-------------- Troféu / Medalhas / meia caixa de cerveja;
C -Artilheiros (Taças de Ouro, Prata e Bronze)--------------------- Troféu
D – Equipe Menos Vazada (Taças de Ouro, Prata e Bronze) ----- Troféu
CAPÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ART. 31º - A arbitragem será designada pela comissão de arbitragem.
ART. 32º - Não será permitido às equipes nenhum tipo de veto a qualquer oficial de arbitragem escalado pela comissão.
ART. 33º - Qualquer alteração proposta para este regulamento, só será acatada mediante aprovação unânime dos representantes das equipes participantes.
ART. 34º - A inscrição no XVIIIº CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAYTE DA CATEGORIA MÁSTER/2019, implica ciência e concordância quanto a todos os artigos do Regulamento desta Competição.
ART. 35º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria de Esportes.
Goiânia, 13 de fevereiro de 2019.
DIRETORIA DE ESPORTES
APCEF/GO